Considero a psicoterapia individual, antes de mais nada, como um espaço de desenvolvimento pessoal. É, sim, um espaço de alívio do sofrimento e de diminuição de sintomas – aspectos que geralmente motivam a busca por esse processo. Mas entendo que o alívio do sofrimento não acontece sem o desenvolvimento pessoal. Acredito na potência das pessoas e busco auxiliar quem me procura a compreender os padrões nos quais ficaram presas ao longo da vida, para que possam se desenvolver de forma autêntica. Pautada na terapia individual focada nas emoções (EFIT), trabalho a partir do processamento emocional das experiências vividas pelos clientes, compreendendo as emoções como um processo complexo que envolve o contexto atual e passado da vida dos clientes, a maneira como as pessoas sentem, interpretam e dão sentido àquilo que lhe aconteceu, e a maneira como respondem a isso, alimentando padrões intrapessoais e relacionais. O processo de psicoterapia é baseado na construção de um vínculo acolhedor e de segurança, norteados pela transparência e pelo afeto.
Acredito muito na força e na potência das relações amorosas como espaços relacionais que permitem o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento pessoal. Todos os casais têm recursos e forças que favorecem o desenvolvimento individual e da relação. Ao mesmo tempo, todos os casais ficam presos em ciclos de conflito que trazem sofrimento. Alguns tem mais facilidade para reparar esses ciclos e encontrar bem-estar, e outros tem maior dificuldade nesse processo. A psicoterapia de casal é pautada na terapia de casais focada nas emoções (EFCT) e foca no fortalecimento dos recursos do casal e na compreensão e modificação dos ciclos de conflito. Estes envolvem a comunicação e os comportamentos de cada membro do casal, a compreensão que cada um tem da situação e as emoções e sensações percebidas por ambos nesses momentos. O foco é relacional. A partir desse processo, busca-se favorecer a segurança afetiva e a conexão emocional entre os parceiros(as), alinhado àquilo que o casal busca para o seu relacionamento. Da mesma forma que na terapia individual, o processo é baseado na construção de um vínculo acolhedor e de segurança, norteados pela transparência e pelo afeto.
Ofereço supervisões para psicólogos ou profissionais de outras áreas que estejam em busca de um olhar sistêmico para o seu trabalho. A supervisão é direcionada à necessidade do supervisionando e normalmente contempla a compreensão teórica da situação trazida e, a partir disso, a identificação de possibilidades de intervenção. Aspectos de self do terapeuta que estejam influenciando no trabalho clínico podem ser foco pontual de supervisão. É um processo colaborativo que busca fortalecer as competências teóricas, técnicas e relacionais do supervisionando. As supervisões podem acontecer em um encontro único ou em encontros com frequência sistemática – a depender da necessidade de cada pessoa.
Apesar de não estar mais atuando como professora no meu dia a dia, a docência é uma parte importante de minha identidade profissional. Desta forma, serviços como palestras, treinamentos, workshops, aulas e cursos são espaços que tenho muita satisfação em ocupar! Trabalho de forma colaborativa e dialogada, que permita o aprofundamento da reflexão a partir do espaço de saber em que o público se encontra. De forma geral, atuo com temas voltados à relação conjugal, às relações como parte fundamental da vida, à psicoterapia e à educação conjugal.